segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Líder do grupo islâmico Al - Shebab morto pelas tropas governamentais

Mogadíscio- O líder da al-Qaeda na Somália, onde lutava com o grupo islâmico somali Al Shabab, foi morto domingo durante um confronto com tropas governamentais, informaram fontes do governo e dos radicais islâmicos.  
Mapa da Somália
Mapa da Somália
Abu Jalid, de origem iemenita, foi ferido com gravidade, juntamente com cerca de uma dúzia de outros combatentes estrangeiros que combatiam com o Al Shabab, e foi transferido para o hospital do grupo na localidade de Jawhar, situado 90 quilómetros a norte de Mogadíscio, onde faleceu.  

Um comandante do Al Shabab, que requereu o anonimato, confirmou à agência Efe que "o mártir Rayah Abu Jalid morreu como um herói no hospital de Jowhar esta noite. Fora gravemente ferido de manhã e morreu horas depois".  


O governo provisório de Mogadíscio, apoiado pela comunidade internacional, também confirmou a morte de Abu Jalid e assinalou que esta é uma perda importante para o Al Shabab e a Al-Qaeda na região do Chifre da África.   

O general Ahmed Guled afirmou à Efe: "Este sábado matámos 12 combatentes estrangeiros, entre os quais o principal chefe da célula armada da Al -Qaeda no país, Rayah Abu Jalid".  


Acrescentou que Abu Jalid "é o principal combatente estrangeiro morto" depois do seu antecessor, Abu Musab.  

A Al-Qaeda tem na Somália várias centenas de combatentes que apoiam o Al Shabab, uma milícia que luta para derrubar o governo provisório e impor um governo radical muçulmano, de orientação wahabita, no Chifre da África.  O governo provisório, dirigido pelo presidente Sharif Sheikh Ahmed, está apoiado em oito mil soldados da Missão da União Africana na Somália (AMISOM) e controla apenas algumas partes de Mogadíscio, como o complexo do palácio presidencial, o aeroporto e o porto.    

A Somália não tem governo efectivo desde 1991, quando foi derrubado Mohamed Siad Barre, e o seu território está controlado por milícias islâmicas, senhores da guerra tribais e bandidos.  

Fonte: Angola Press

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More