quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cidade espanhola proíbe uso da burca em locais públicos

AFP- A cidade de Lérida, no norte da Espanha, tornou-se a primeira do país a aplicar uma lei que proíbe o uso de véus islâmicos que cubram todo o rosto, tal como a burca, em edifícios municipais. O prefeito Ángel Ros disse estar orgulhoso de que "Lérida é a primeira cidade na Espanha a estabelecer uma regra contra algo que é discriminatório contra as mulheres".
Falando à Radio Nacional Espanhola, Ros afirmou hoje que a proibição era um assunto de igualdade entre homens e mulheres. O gesto é em grande medida simbólico, já que apenas 3% da população de 135 mil habitantes de Lérida é muçulmana, e somente algumas mulheres muçulmanas na cidade usam a burca, que cobre o corpo todo, ou mesmo véus que cobrem o rosto.

A medida é semelhante à adotada este ano na França, pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy, que também proibiu o uso de véus islâmicos que cubram totalmente o corpo e o rosto das mulheres em locais públicos. Na França, a lei causou polêmica e temores de aumento dos casos de ódio contra os muçulmanos, em um país em que mesquitas e sinagogas são às vezes atacadas.

1 comentários:

"Apenas" 3% da população da cidade é muçulmana? "Apenas"? Mesmo 0,0000001% já é muito!

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More